– Por que você adora tanto Paris?
– Você quer motivos?
– Sim.
– Enumerados?
– Sim.
– Por sua conta o risco.
1. Porque Paris é, sem dúvidas, uma das cidades mais lindas do mundo.
2. Ver a torre Eiffel, em qualquer cantinho do olho, de dia e à noite é indescritível.
3. Só Paris tem Saint-Germain Des Prés, o bairro mais descolado, bacana e intrigante que existe.
4. Dá pra comprar todos os cosméticos, maquiagem e perfumes que você sempre quis por um preço razoável.
5. É lá que fica o Centre Pompidou. E o restaurante do último andar tem uma das melhores vistas da cidade.
6. Só lá se pode assistir ao pôr do sol de Montmartre, num fim de semana à tarde (experiência impagável).
7. Avenue Montaigne é lá.
8. É na Catedral de Notredamme que você verá as rosáceas mais bonitas que já viu (e uma das arquiteturas, também).
9. As pessoas são chiques, elegantes, lindas de morrer e não fedem.
10. Só em Paris dá pra caminhar pelos Jardin des Tuileries e o Jardin du Luxembourg, que ficam especialmente maravilhosos no Outono.
11. Museu D´Orsay. Dispensa comentários.
12. Em Paris você pode tomar um café no Café de Flore ou no Les Deux Magots, onde gente como Sartre, Simone de Beauvoir, Picasso, entre outros, discutiram o nascimento do Existencialismo, Dadaismo, Surrealismo e tantos outros movimentos.
13. Paris tem a Place de La Concorde, que termina na Igreja de Madeleine (maravilhosa) e ostenta o Hotel du Crillon.
14. Só lá você poderá ir de verdade às ruazinhas de Marais. E descobrirá que se fosse pobre de Marais (pobre de “marré”), seria um pobre muito feliz.
15. Tem o rio Sena cortando lindamente a cidade.
16. O Louvre. Dispensa comentários. De novo.
17. O dia em que vir a Université Sorbonne, decorada com o Pantheon de fundo, vai querer ter nascido francês pra estudar lá.
18. Paris tem Sephoras pra ebulir qualquer estrogênio consumista.
19. Caminhar pela longa e reta Champs-Élysées, com o Arco do Triunfo sempre imponente ao fundo é uma delícia.
20. Colocar os pés na Praça da Bastilha, marco da revolução francesa, é só lá.
21. Só em Paris tem a Place Vendôme, com o famoso Hotel Ritz (vale a pena entrar) e a lindinha Place des Vosges, onde tem a casa de Victor Hugo (também vale a pena entrar).
22. Só Paris tem a verdadeira Igreja da Nossa Senhora da Medalha.
22. Só em Paris você come macarons de pistache (é o melhor) da melhor doceria do mundo, Ladurée.
23. Só Paris tem a padaria mais famosa do mundo, com seus pães divinos e carésimos: Pôlaine.
24. Só em Saint-Germain tem a La Hune, livraria mais bacana que já vi.
25. Só Saint-Germain tem a St. Lucia, melhor cantina italiana que já fui (irônico, né, mas é verdade).
26. É lá que tem Galeries Lafayette, Colette, Printemps, Monoprix, Le Bon Marché.
37. Ou Cartier, Chanel, Hermés, Jean Paul Gaultier, Louis Vuitton, Dior, Baccarat, Christian Louboutin, etc, etc, etc.
39. Só lá dá pra andar de Bateaux Mouches no rio Sena.
40. Paris tem o Opéra mais bonito, as esquinas mais bonitas, a arquitetura mais envolvente, o povo mais elegante.
41. Só Paris exala o melhor da cultura, moda, gastronomia… e tudo junto, numa coisa só.
E a cada dez minutos eu soltava outro motivo enumerado. Ainda tem um monte, poderia passar o dia falando. Eu amo Paris.
Vai ver q e por isto q os franceses sao tao arrogantes… Vc ja percebeu q muita gente nao gosta de franceses? Eu, particularmente, conheco alguns q sao legais, mas sao a minoria. Todos os ingleses, americanos, italianos e espanhois q conheco detestam franceses. Inveja? Talvez. Pela arrogancia? Provavelmente.
Mas nao da para negar q Paris e linda. Alem de tudo aquilo q vc falou, Paris vista do alto da torre Eiffel e inigualavel, e divino caminhar por qqr rua e nao ter aquele monte de postes horrorosos e cheios de todo tipo de fios obstruindo a visao das fachadas dos predios, etc…
Ler seu texto me deu saudades de Paris…
Ainda vou conhecer… 🙂
Ainda vou morar lá… e me casar com um francês, óbvio…
Queria TANTO que desse pra vcs passarem o natal aqui para nós irmos de carro (grátis!!!!!!!!!!!!!!) pra Paris no dia 26/12 … TANTO, TANTO, TANTO, TANTO!
Tem certeza que não dá???!!!! (e agora eu juro que páro de te encher o saco com isso … mas é que eu queria TANTO mesmo :o))
Beijão amiga linda!
Sem contar que vc ia ser minha super guia!
E ia conversar em francês chiquérrima com TODO mundo!!!
Ai, ai, ai
Pára de falar de Paris…só aumenta a minha vontade de conhecê-la…
Beijos e um ótimo final de semana, viu, sua “vendedora de goiabinha”.
pronto, agora quero conhecer Paris e ITália pra ONTEM!
Amiga ler este post me deu mais água na boca. Tô pisando em Paris em jan, vc não quer fazer um roteirinho para 3 dias pra mim?rsrsrsr
Vou amar!
Bjokas
aaaai que saudades de lá! quero levar o Ro pra conhecer! super romantic! beijos
Nossa!!! Que saudade!!!Não dá mesmo para negar, Paris é linda!!! E ler seu texto só me fez ficar com mais vontade de ir para lá …andar nos campos da Provance cheio de lavanda não há nada igual!!! Que cheiro bom!!!
Beijinhos
Adorei o post!
Adoro Paris também! Principalmente sentar num café e ficar observando o estilo maravilhoso das pessoas passando na rua!
Bjos!
Só discordo de uma coisa: as pessoas fedem sim! hahaha!
Pode ser que não tanto quanto em outros lugares da França (na cidade em que eu morava OMG! era fedor atrás de fedor!), mas que tem um cheirinho no ar, ah tem!
Você deu sorte de só esbarrar com cheirosos! 🙂
Bisous!