Água. Pouco ou muito?

Gente, é o seguinte.  Queria falar aqui de algo muito importante que a maioria das pessoas não sabe e, pior, são iludidas de que isso faz bem.
Excesso de água mata. E não tô brincando, não. Sabe aquelas dietas mirabolantes que dizem pra tomar dois litros de água por dia, no mínimo? Sabe aquela estória de que a atriz tal toma quatro litros de água por dia, por isso não tem celulite? Não caiam nessa, por favor.
Essa semana já apareceu o segundo caso na Inglaterra de mulheres com danos cerebrais por causa de excesso de água. Foram fazer uma dieta de desintoxicação e mandaram beber muita água. As duas, sem experiência, sem informação e sem ajuda -o que é pior – começaram a beber água a dar com o pau, cerca de cinco litros por dia. Estão internadas com danos cerebrais irreversíveis.
E isso pode parecer estranho mas não é. É uma condição que atletas conhecem muito bem; hiponatermia. Na verdade o nosso sangue tem um equilíbrio hidroeletrolítico. É esse equilíbrio que nos mantém vivos, o balanço dos minerais no plasma garante a nossa sobrevivência. O sódio, por exemplo, é imprescindível. Se a quantidade de sódio no plasma cai, isso coloca em risco a nossa vida. E quando ingerimos muita água, em excesso, o que acontece? Caimos numa situação conhecida por hipotônica. O plasma recebe mas água que o normal para a quantidade de substâncias. E essa situação é perigosíssima.
Também não estamos falando para ter medo de água. Ela é essencial para a nossa sobrevivência. Mas fiquemos com os dois litros, no máximo, por dia. Ou melhor, veja até que ponto seu corpo quer receber água. Se começar a enjoar ou simplesmente não querer, pare. Já diziam nossos avós, tudo o que é em excesso faz mal. Optem pela moderação. Em tudo.

 

Fonte:http://www.gssi.com.br/scripts/Artigo/Artigo_Detalhes.asp?DscArquivoHtm=%5CArtigo%5CHtml%5CArtigos_hiponatermia.htm

Anúncios

Um comentário sobre “Água. Pouco ou muito?

  1. Annara disse:

    Oi Mi!!!
    Olha, realmente água em excesso faz mto mal! Eu vivo escutando gente fazendo a tal dieta dos líquidos e blá blá blá…eu hein!? não sigo essas coisas não! bebo no máximo 2 litros por dia e olhe lá…mas tbm fico de olho pra ver se não estou bebendo pouco líquido..minha mãe fala pra olhar a cor da urina, se tiver muito amarela, significa que vc anda bebendo pouco líquido! hahahha mas acho q talvez isso seja verdade!
    bjos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s