Panorama

As coisas aqui desse lado do mar não andam muito bem. Essa semana foi anunciado que estamos prestes a entrar em um período de recessão. Épocazinha boa pra eu vir morar aqui hein? Nessa semana, milhares de trabalhadores da construção civil perderam emprego. E eu agradeço muito, porque faz três meses que o David saiu desse campo. Se ele estivesse ainda, provavelmente eu estaria perdendo muitas noites de sono.
A economia por aqui anda mal das pernas. Tudo tem aumentado de preço, principalmente devido a alta do petróleo, a gasolina aqui tá caríssima. E quando sobe a gasolina, sobe todo o resto. Comida, por exemplo. Eu já cheguei a viver aqui em época que comprava alface empacotado, já lavado, por 0,60 centavos. Hoje tá 1,29.
E tudo isso vira uma grande bola de neve. Emprego por exemplo. Faz mais de dois meses que tenho aplicado para vagas e nada. Fui em duas entrevistas só. E nem me deram resposta até hoje. Isso é muito incomum, porque geralmente as empresas costumavam dar respostas. Eu já tentei contatá-los e nada. Juro que achei que seria muito mais fácil conseguir emprego aqui, mas tô completamente chocada. Claro, tenho procurado na minha área, o que acaba sendo específico demais.
Enquanto isso eu vou procurando, mas estou quase me rendendo aos subempregos, vendedora, barista, whatever. Se eu tiver que dar um passo pra trás pra dar dois pra frente, assim é que vai ser.
Vamos ver e esperar o que acontece desse lado.

Explicando: A Inglaterra sempre teve uma economia estável. A maior moeda da Europa, a mais forte, a mais cara. O que está acontecendo aqui não é muito difícil de perceber. O país está quebrando. Na verdade, desde que a União Européia abriu para a Europa do Leste, a Inglaterra tem descido cada vez mais pro buraco. O que acontece é que a União Européia é um acordo, certo? Um acordo entre barreiras e moedas. A Inglaterra não mudou a moeda pra Euro, continuou com a Libra, que é mais ou meos 50% mais cara. De repente, os países pobres da Europa entram na lista da UE. O que você faria? Tentaria a vida na Itália pra ganhar em Euro, ou na Inglaterra pra ganhar em Libra? Pois é. Aqui está saturado de gente da Europa do Leste. Polônia, Bulgária, Romênia, Lituânia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia. Tá todo mundo aqui. O mercado de construção civil é o que está mais saturado. Por isso começou a quebrar. O pior de tudo não é o fato dos caras virem pra cá e trabalharem somente. Aqui você pode pedir inúmeros benefícios do governo: casa, ajuda-aluguel, dinheiro pra quando está desempregado, bolsa-criança, bolsa-mãe-solteira, tudo o que você possa imaginar. E sendo da União Européia, trabalhando aqui, já te dá o direito (detalhe: eu não posso pedir benefício nenhum até completar 3 anos de casada, mesmo se eu tiver filhos – absurdo). Maaaaas, a mulher do polonês que ficou lá no interior da Polônia, pode. Ele trabalha aqui, e ela ganha benefício da Inglaterra lá. Tô falando por experiência própria, isso acontece com um polonês que trabalhava com o David. Bom, agora vocês imaginam. Esse país aqui já é a India misturada com o Paquistão, por causa do acordo de ex-colônia britânica (eles também podem vir, trazer a família inteira, ganhar casa e viver de benefício). Se o país já não tava dando conta dos indianos e paquistaneses, imaginem agora.
A Inglaterra tem que fazer alguma coisa, se não a situação vai ficar feia mesmo. E a única saída que eu vejo é adotar o Euro. Deixar de ser o alvo “money-making” da Europa, deixar o povo se espalhar pra todos os cantos, e não só aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “Panorama

  1. Laura disse:

    E o povo la no Brasil reclama das ajudas que o governo da…. eu ate hoje acho estranho a “ajuda” daqui, que em sua maioria beneficia os estrangeiros desses paises que vc falou.

  2. Flavia disse:

    Mi, o negocio estah preto mesmo, eu e o Paul desempregados tah fogo, por enquanto estah dando, mas eh duro ver o dindin saindo e nao voltando mais…

    bjs e boa sorte com as entrevistas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s