Do something amazing today…

Give blood.

A semana tá corrida. 48 horas de trabalho, só um dia de folga, pré-Natal (isso é outra coisa, Milena!!), enfim. Quase sem tempo pra postar, embora eu me afogue no twitter.
Queria contar aqui  – e enfatizar mais uma vez – que fui doar sangue ontem. Finalmente calhou do posto de doação ser aqui perto de casa, em um horário em que eu não estaria na loja.
Saí da goiabeira e fui pra lá. Instituição “Give Blood”. Tinha marcado pras 15:55, cheguei cedo. O lugar parecia uma cena da Cruz Vermelha, meio angustiante, um monte de maca improvisada num salão de igreja.
Preenchi um formulário e fiz uma entrevistinha. Quando falei que era Brasileira só faltou descerem aqueles caras vestidos de “astronautas” do teto e me colocarem numa redoma de vidro. Pegaram o mapa-mundi, me mandaram apontar onde era a minha cidade e tal. Sorte que Sampa era laranjinha, se fosse vermelha era capaz de me estudarem. Me passaram uma lista de lugares no Brasil pra saber se eu já fui, Roraima, Acre, Mato Grosso. Não, minha senhora, eu passei a vida numa megalópole, manja? Lá só rola mosquitinho de luz.
Depois da longa entrevista, tiraram uns três tubinhos de sangue pra testar contra Chagas, Malária e essas coisas de terceiro mundo. Aí doei. Tempo recorde de agulha: 5 minutos. Nunca doei tão rápido. Uma pint de sangue (mais de meio litro).
O que me chamou a atenção foi a quantidade de cabelinhos brancos doando sangue. De jovem, só vi eu e uma menina. O resto era tudo idoso, achei lindo.
Mas, comentários a parte, o certo é que sempre me sinto muito humana. A sensação de doar alguma coisa em vida é muito gratificante. E desejo mesmo que vocês sintam isso. Não precisa ser O positivo, doador universal, como eu. Bancos de sangue precisam de todos os tipos. Mas ainda acho que quem é O positivo deveria se sentir obrigado a doar.
Sério, gente, não dói e demora – no máximo – 10 minutos. Talvez você se sinta meio molinho ou com sono depois, mas nada demais. Em 20 horas teu corpo já terá recuperado o sangue perdido. O único cuidado é beber bastante líquido e comer bem. De resto, fica a sensação de paz de espírito.

Em 10 dias receberei minha carteirinha de doadora do Reino Unido, se meu sangue estiver bem. A vantagem é que, além de ajudar, você ainda faz um check up de graça e rapidinho!
Procure se informar onde você mora. São Paulo tem a Fundação Pró-sangue, a Inglaterra tem a Give Blood. Veja quando fica mais fácil pra você e salve vidas. Talvez um dia você ou algum conhecido precise! 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Do something amazing today…

  1. Hilda disse:

    Que legal, Mi. Tb morro de vontade de doar, mas nao posso (ja tive hepatite e mesmo que tenha sido ha anos, so de responder sim no questionario, eles ja me descartam).
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s