Destino

Os meus melhores posts eu escrevo mentalmente, enquanto estou caminhando. Indo ou voltando de algum lugar neste país semi-estranho, debaixo deste tempo que a gente não se acostuma, com alguma trilha sonora no ouvido e rostos não muito amigos em volta. Queria um gravador mental. Aperta o rec e depois reproduz.

São poucas as vezes que volto do trabalho à noite e sozinha. Geralmente o David vai me encontrar e caminha comigo. Mas essas caminhadas sozinhas, debaixo da luz amarela de Reading, me fazem pensar em tanta coisa. Destino. Será que estava escrito em algum lugar que um dia eu caminharia debaixo da luz amarelada da cidade do interior da Inglaterra? Será que o meu futuro já desenhava patos e cisnes no cenário? Ou fui eu quem mudou tudo isso?
Eu acreditava mais em destino. Aliás, eu acreditava mais em tanta coisa. Até maçã pra duende eu colocava quando era criança. Hoje sou menos vulnerável, mais cautelosa com qualquer tipo de crença e sentimento. E eu sei muito bem quando tudo isso mudou, foi quando pedi com todas as lágrimas de um ser humano para Deus mudar o imutável. Para a certeza da vida virar milagre. Lembro-me muito bem daqueles dias, daquela dor, daquele frio na espinha quando tudo acabou, das promessas em vão e da vontade de fazer um homem de 89 anos continuar. Não continuou. E a fé esvaiu por um bom tempo entre os dedos, líquida.
Foi-se também um pouco da crença no destino. Mesmo porque o universo nunca conspirou muito a favor de eu estar deste lado de cá. Talvez eu tenha mudado. Talvez não. Uma cartomante disse pra minha mãe quando eu era criança que uma de suas filhas iria embora pra longe.
Até que ponto a gente interfere eu não sei. Acredito que talvez tenhamos alguns pontos-chave marcados na nossa vida, os acontecimentos mais importantes. Mas também acredito que temos o poder de mudar o percurso, aumentá-lo, diminuí-lo, desviar um pouco dele.
Eu não me arrependo de nada. Não me arrependo de ter feito, de ter tentado, de ter insistido. Um dia entenderei melhor se insistir é em vão ou não. Enquanto isso, continuo caminhando sob a luz amarelada de Reading.

Anúncios

5 comentários sobre “Destino

  1. Kari disse:

    cê ta louca de me fazer chorar em pleno trabalho? vem falar coisas que tocam meu coração, zeeeeeeeenti! rs

    Mi, só de você ir atrás do que acredita e ter a fé de que tudo será do jeito que sempre sonhou é muito ADMIRÁVEL.
    Pode dar tudo errado, mas você sim é o exemplo maior pra mim de quem realmente faz acontecer!
    Lembre-se da minha frase da adolescência “melhor se arrepender de algo que fez, do que não fez”
    c’est la vie

  2. leticia disse:

    lindo post, Mônica.
    tb nao sei se acredito em destino. tenho fé, mas nem sempre me sinto confortada, pois muita coisa parece não fazer sentido nessa vida. perder quem a gente ama é uma delas…
    estou gostando muito dos seus textos. 🙂

  3. coisas da cris disse:

    Do fundo do meu coração eu espero que seja parte destino parte a força de nossos corações!
    Senão, o que seria desse calor que nos faz sentir vivas?
    Eu preciso acreditar…

  4. heleny disse:

    Se perguntassem para mim se destino existe, eu diria que sim. Na minha vida, foi mais do que provado. As vezes acabamos dando uma desviada nele por querer sentir, vivenciar sonhos, ilusoes e ate mesmo, um grande amor. Filha, nunca fique em duvida quanto a sua escolha infezmente, como diz sua tia Ve , temos o onus e o bonus em tudo que escolhemos e fazemos.Espero que na sua vida, tenha sempre mais bonus. Ca entre nos ( e todos que acompanham seus textos), queria voce mais perto fisicamente mas sinto voce dentro de mim, no meu coracao e isto, nada e ninguem vai tirar. Te amo tanto que a palavra muito e pouco para expressar meu sentimento.
    Bjosssssss meu amor.

  5. Vivi disse:

    Amiga vc tem que escrever um livro! Nunca vou cansar de repetir isso. Me identifico demais com seus textos e a sua escrita me trás paz.
    Obrigada.

    Amiga eu sou como vc acredito um pouco no destino eum tanto no livre árbitrio.

    Bjoaks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s