Sistema imunológico

Hoje eu tô meio esquisitinha, quase que com um resfriado na porta, uma garganta arranhando e uns arrepios. Talvez porque eu tenha voltado da academia ontem suada (depois de ter pego chuva), talvez porque eu esteja um pouco mais acuada em casa, menos animada. Não sei… mas aqui estou com o meu chazinho de “Lemon and ginger”, imbatível pra momentos como esse.
E já que estamos num momento de gripe suína descontrolada desse lado, frio do outro lado, achei um artigo na net bem interessante. Pra falar a verdade, a gripe suína tá me assustando de verdade agora. Essa semana morreram duas pessoas aqui em Londres, ambos aparentemente saudáveis, sem nenhuma doença crônica. E a menina morreu em pouco mais de 24 horas depois de uma dor de garganta…
Voltando ao artigo. Está em inglês, quem quiser ver este é o link: http://naturalmedicine.suite101.com/article.cfm/10_ways_to_boost_immune_health.

Vou traduzir os pontos principais e acrescentar um pouco de “brasilidade” nele.

Como melhorar seu sistema imunológico:

1. Beba seus limões. O limão reequilibra o ph do nosso corpo. Ele estabiliza o “ácido-alcalino”, ajudando com que bactérias saudáveis se proliferem, enquanto vírus e bactérias ruíns desapareçam, já que precisam de um ph mais ácido pra sobreviverem. O limão pode ser usado espremido em água, chás, saladas, doces, de qualquer forma. Mas a crua é sempre a melhor. E sério, opinião pessoal minha,  eu acredito muito no poder do limão. Conheço um cara que se livrou do vício de cocaína com uma “dieta de limão”, onde ele começava o dia tomando suco de limão puro, até chegar a 28 limões. Ele não só se desintoxicou como também emagreceu 20 kilos.

2. Use e abuse do poder das ervas. Ervas como Ginseng Siberiano, Echinacea, Tomilho, Manjerona, Alecrim são bem conhecidas por suas propriedades curativas. Óleos essenciais como o de Lavanda também têm poderes fantásticos. Em uma das grandes pragas, pessoas de um vilarejo do Sul da França sobreviveram à epidemia e foram atacados como bruxos por usarem poções mágicas. Eles confessaram que o que usaram, apenas, foi uma mistura de alecrim, manjerona, tomilho e lavanda espremidos. Usavam o óleo que soltava para espalhar no corpo. Coincidência ou não, estes foram os únicos sobreviventes da praga neste vilarejo.

3. Durma bem. O corpo humano precisa de cerca de oito horas de sono por dia para reestaurar seu equilíbrio químico. O teu balanço hormonal depende do teu sono, assim como o sistema imunológico. Ainda há outra recente pesquisa que diz que cada 30 minutos a mais de sono diminui consideravelmente o acúmulo de cálcio nas artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco.

4. Coma proteína. Uma dieta baseada em carboidrato ataca o organismo com glicose, o que sobrecarrega o pâncreas e – consequentemente – o sistema imunológico.

5. Beba muita água. Se pensarmos que nosso corpo é 70% água fica meio óbvio que deveríamos ingerir muito líquido. A água é essencial pra todo o equilíbrio químico e elétrico do corpo humano, é ela quem equilibra o sangue e varre as toxinas. E líquido é ESSENCIAL durante uma gripe! Chás fazem muito bem o seu papel também (como o meu de limão e gengibre 🙂 )!

6. Reduza o consumo de café. O café pode ser bom para um monte de coisas, mas não para o sistema imunológico. Ele rouba as vitaminas e minerais do corpo e desidrata. Pra cada xícara de café que bebemos deveríamos beber mais um copo de água.

7. Reduza ou elimine o açúcar refinado. O açúcar refinado é um veneno para o corpo, ele engana o sistema te dando energia quando na verdade está é roubando. O açúcar sobrecarrega o pâncreas e debilita o sistema imunológico.

8. Abasteça o estoque de frutas e vegetais frescos e crus. Pra que suplemento vitamínico se podemos consumí-las? Abasteça a cozinha com vegetais amarelo-alaranjados para uma boa dose de beta caroteno. Vegetais escuros como couve, brócolis, berries, beterraba são ricos em flavonóides, polifenóis e antioxidantes – essencias para o sistema imunológico. O melhor suplemento mineral ainda é a alga-marinha.

9. Saia um pouco mais no frio. No inverno passamos mais tempo dentro de ambientes fechados, o que favorece a proliferação de vírus e bactérias, já que o ar não circula. Um pouco de frio também ativa a tireóide. Além disso, aproveite pra se exercitar, já que o exercício é a primeira etapa pra um sistema imunológico saudável.

10. Arrume tempo pra você. Já foi constatado que depressão acaba com a nossa imunidade. Fé, esperança, alto astral fazem um bem danado para o organismo. O sistema imunológico precisa de endorfina e serotonina, os hormônios da felicidade. Aproveite o frio pra reunir os amigos em casa em uma noite de muita risada, assistir um dvd com o “cobertor de orelha”, afagar seu cachorro quentinho, tomar um bom banho de banheira, cuidar de você. Saúde mental é essencial pra saúde física!!

E, complementando o artigo, eu ainda sugiro:
– Alho. Alho é o rei-master do sistema imunológico. Minha bisavó fazia minha mãe e minhas tias andarem com um colar de dentes de alho durante a gripe asiática de 57. Era procedimento normal, todo mundo estocava alho. O alho é antibiótico puro e natural, combate inúmeras infecções. Se você não curte alho na comida, compre um suplemento de alta qualidade e tome todos os dias.
– Iogurte probiótico. Saúde começa no intestino. Livre de toxinas e bactérias ruins, seu sistema imunológico ficará bem mais forte. Tome um todos os dias.
– Gengibre. Excelente pra dor de garganta.
– Evite queijo, álcool e gorduras. Foi comprovado que o queijo produz inúmeras reações bioquímicas que atrapalham a imunidade.

Anúncios

3 comentários sobre “Sistema imunológico

  1. Vivi disse:

    Mi, amei seu comentário lá no blog. Ele e eu estavamos com saudades de vc. Love ontem estava com febrão, dor no corpo e garganta, fomos para na emergência e ele tomou uma injeção daquelas levanta defunto e parece que tá tudo ok agora. Aqui no BR essa gripe tbm tá complicada e isso deixa a gente meio neurótica.
    Bjokas

  2. Hilda disse:

    Valeu pelas dicas, especialmente nesses tempos de swine flu… da ate medo so de abrir o jornal de manha.
    Bjs
    PS: o dificil sera reduzir o cafe, ai, ai…

  3. Ailton disse:

    Parabens pelo post ! ja estou seguindo a Risca, eu ja havia visto o post em ingles mas o seu esta 100% e claro em portugues !!! 😀

    Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s