Um dia de garçonete

É, você leu direito. Ontem fiz um “trial shift” num restaurante aqui, o Nando´s. É uma rede portuguesa de restaurantes que vende principalmente frango assado.
Cheguei lá às dez horas, aprendi onde pegar luvas, aonde fica o desengordurador pra limpar o chão, como abrir o porta-papel higiênico dos banheiros e a diferença entre frango peri peri e frango manga e limão.
Cheguei na verdade pra uma entrevista, camisa preta, calça preta, botas. O manager olhou pra mim e disse “você deve ser a Milena”. Eu respondi que sim, ele colocou uma polonesa do meu lado e deu instruções a ela “leva a Milena lá no staff, dá o uniforme e explica pra ela como as coisas funcionam”. Na hora eu pensei: uniforme????? Que porra é essa? Enfim, subi no staff room, a polaquinha me deu uma camiseta verde com um frango desenhado, um avental e um boné. Mandou eu tirar a bota (eu tinha caminhado de tênis, o tênis estava na minha bolsa). Tive que prender o cabelo debaixo do boné preto com um franguinho vermelho. Me olhei no espelho e quis parir um elefante.
Respirei fundo e fui aprender sobre o armário de produtos de limpeza, sobre o cardápio, e como pendurar o “Perfex” no avental.
O restaurante abriu e os pedidos começaram. A outra polonesa que estava concorrendo à vaga comigo ficou de montar os pratos e eu de entregar. Quando vi tava carregando quatro pratos ao mesmo tempo, queimando os braços, rezando pra eles não caírem. Servindo 56 mesas em horário de almoço, com um milhão de pedidos pendurados na minha frente. Aprendi rapidinho onde ficavam as 56 mesas e comecei a parecer um foguete brasileiro dentro do restaurante. Entregava, perguntava se queriam mais alguma coisa, dizia “enjoy your meal”. Montei pratos de saladas, frangos com batata frita, hamburgueres com peri-peri. Passaram-se quatro horas e eu não havia bebido água nem feito xixi.
Lá pelas três e pouco me liberaram pra almoçar. Provei o tal do frango que não tinha nada de mais e um garlic bread. Sentei na mesa de bonézinho e avental, a gerente olhou minhas unhas vermelhas e disse que se eu trabalhar lá não posso usar esmalte. Nem brinco. Pooooorra, de boné de franguinho, camiseta, avental, sem esmalte e sem brinco??? Querem que eu mude de sexo e fale grosso também???? Ah, tenha a santa paciência. Pra mim essa foi a gota d´água!!!
Aí a gerente chegou toda feliz, disse que tinha ótimo feedback de mim e que queria me oferecer a vaga. Eu pensei, os caras nem falaram o salário até agora e ela já vem com papelzinho pra eu assinar? Perguntei do salário. 5,52 libras por hora. Salário MÍNIMO inglês. Perguntei do turno. Das 10h às 17h ou das 17h às 0hs, quem decide é o gerente. Todo santo fim de semana. Dois dias de folga que, provavelmente, seriam na semana. A cada quatro horas de trabalho vc tem dez minutos de folga (??????). Nisso você tem que incluir almoço, xixi e sabe-se lá o que. O xixi é com hora marcada.
Tudo isso por salário mínimo???????? Sou mais ficar no caixa do Mc Donald´s apertando botão!!!
Pior é que não me pagaram pelo trial shift, me usaram por cinco horas de graça e eu fiquei cheirando a frango até só Deus sabe onde…. Cheguei em casa e tive que tomar outros dois banhos (3 no dia), consequentemente lavando o cabelo 3 vezes pra tirar o cheiro do frango que parecia nhaca dessas que pegam e grudam na pele.
Tô fora!!!! Pelo menos eu posso dizer que já trabalhei de garçonete. Nunca imaginei que com 28 anos na cara, formada, com uma experiência profissional invejável, eu ainda fosse servir quatro pratos nos braços e de boné de franguinho….

Anúncios

3 comentários sobre “Um dia de garçonete

  1. Angela disse:

    oie

    Putz, sou da mesma opiniao que vc ! mil vezes apertar botao no caixa do mC Donalds mesmo!

    E sabe que eu também ja´trabalhei num restaurante portugues ? era da minha amiga, e entrei só prá ajudar e acabei ficando por 3 meses.. é a vida de garconete é puxada mesmo….e vc nao tem tempo mesmo nen prá um xixi… enfim, pelo menos me rendeu um trocado..rs..
    MAs nao desiste nao, VAIIIIIii aparecer uma coisa legal prá vc!!
    To torcendo!

    bjo!

  2. Flavia disse:

    Vixi, jah fiz isso tudo e muito pior ha, ha. Adoro o Nando’s!

    Mas fala serio, a situacao estah feia, outro dia fui na Benetton e a menina do caixa falou que eles nao tinham vaga, mas para eu trazer o curriculo, ateh parece que vou perder meu tempo… Menina, estamos mesmo no mesmo barco!!!!

    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s