Quando a gente pega um bicho

Quando a gente pega um animal, nunca se sabe exatamente quem resgatou quem. No fundo, a gente acreditou que aquele bichinho precisasse da gente mais do que qualquer ser humano neste mundo. Como ousaram deixá-lo de lado? Como ninguém se interessou por ele antes? O que teria acontecido com ele se não estivesse comigo? Não sabem o que perderam. Digo isso todos os dias.

Quando a gente adota um animal, imagina que o processo seja de entrega, mas ao longo dos anos percebe que o processo é realmente reverso. Adotar um bicho é puro recebimento. 

Somos salvos por lambidas, rabos abanando, ronronados e pulinhos de felicidade todo santo dia. Somos salvos por aquela manha exclusiva que nosso bicho nos atribui e que nos torna alguém único. É como ser batizado. Minha coelha tem mania de ficar entre as minhas pernas e me dar cabecadinhas na canela, apenas comigo. Minha gata tem um miado só meu, um uréu uréu muito alto e com o erre bem pronunciado. Meu cachorro fechava os olhos sempre que me abraçava. É o reconhecimento. É o processo de resgate que te faz vivo, te faz único. 

Não há dia ruim que não melhore com   tanta alegria quando abrimos a porta de casa. Não há dia estressante que não acalme com o ronronar sobre a sua barriga. Não há nada que supere o olhar de entrega de um bicho. 

É no olhar que os bichos amam, principalmente aqueles que não emitem sons. É no olhar que identificamos suas pequenas personalidades tão incríveis, cada qual a sua maneira. É no olhar de vulnerabilidade e, ainda assim, confiança absoluta, que a gente se resgata todo dia. É na troca. É na barriga pra cima, mostrando sua parte mais frágil, é no enrolar de corpos, no abraço espontâneo.

Costumo acreditar que bichos curam. Que despertam sorrisos mornos e gargalhadas genuínas mesmo quando não temos força para ver graça na vida. Que nos revitalizam sempre que colocam seus pequenos focinhos bem perto do nosso nariz para dividir o mesmo ar. 

Quando você pega um bicho, meu amigo, quem é resgatado é apenas você. Quem tem bicho é salvo todos os dias.

Anúncios

Um comentário sobre “Quando a gente pega um bicho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s