O meu consumo é consciente, e o seu?

Tinha escrito um post enorme e perdi tudo. Melhor pra vocês, porque meus braços e mãos ainda ardem da aula de pole dance, então esse vai ser mais curtinho. Tô participando da blogagem coletiva dessa semana sobre Consumo Consciente. Quem quiser entrar é só acessar este link: http://cybelemeyer.com.br/falandosobre/?p=637.

real.jpg Consumo Consciente

Eu sou ecopentelha desde criancinha, por isso não poderia ficar de fora de um assunto que é tão importante pra mim. Aos oito anos eu fundei um clubinho de reciclagem entre os meus amiguinhos e fazia papel reciclado em casa no liquidificador da minha mãe (que tinha contrações uterinas quando descobria). Eu tinha até um kit, com tela e tudo!
Aos doze acreditei que a Rio 92 fosse mudar o mundo e entrei para o Greenpeace. No mesmo ano fui presidente do grêmio da escola, da chapa CEDE, criada por mim. Chapa Em Defesa Da Ecologia (dããã). Fiz um projeto monstro de reciclagem na escola, arrecadei quilos e quilos e mostrei não só para os alunos, mas para as coordenadoras e diretora, que era fácil mudar um hábito. Instalamos latas de lixo reciclável e eu era responsável por levá-las ao lixão com o tiozinho que dirigia a perua escolar.
Minha vida toda foi assim, quantas vezes já abri o vidro do carro e briguei com gente jogando lixo na rua. E até hoje, óbvio, eu faço muito pra diminuir meu carbon footprint na Terra. E isso é, de verdade, tão importante pra mim quanto estar saudável e feliz. E não há nada mais in hoje do que ser green. Então vamos às dicas.

1. RECICLE. Parece bobo e ultrapassado, né? Mas apenas 2% do lixo Brasileiro é reciclado!!!! Comece separando plástico, metal, vidro e papel. Lembre-se de lavar os recipientes, coisa suja não é reciclável! Veja o que é ou não reciclável no site Ajuda Brasil (clique no nome). Procure uma instituição ou o responsável por reciclagem na sua cidade, contate subprefeitura, secretaria do meio ambiente, lixão e veja como participar. Em São Paulo também há muitos Postos de Entrega Voluntária (aqueles latões coloridos no meio da rua). Junte tudo e leve você. Eu fazia isso não só em casa, como no trabalho também. Passava de departamento em departamento pegando papel reciclável *sem informações confidenciais, óbvio* e levava tudo para o posto de coleta no meu próprio carro. Uma andorinha pode fazer verão, sim. Só é preciso uma pessoa com boa vontade de disposição.
Be green with style:

lixeiras_seletivas_tokstok1Estas duas opções são da Tok & Stok. A segunda, conhecida por “Recicletes”, custa R$ 126 no site.

110-8422831A70UC491899M

Pra quem mora aqui, a primeira é da Argos, eu tenho em casa. Custa £45. A segunda opção é da IKEA e é só £9,99!!

Não se esqueça de ter uma opção para lixo orgânico, separado dos recicláveis, hein!!

2. REUTILIZE. O problema não é você pegar sacolinha plástica no supermercado e levar pra casa. O problema é o que acontece depois disso, quando você as utiliza para lixo e elas vão parar nos aterros. Sacolas plásticas de mercado são muito leves. Elas voam com facilidade e acabam fugindo do controle. Vai dizer que você nunca viu uma no mar? Embalagens plásticas no mar arruinam a vida marinha, matam milhares de animais todos os anos. E assim que o animal morto apodrece, lá está a sacolinha livre, leve e solta à caça de outra vítima.
A estimativa é de que a cada ano o mundo use e descarte 1 trilhão de sacolas plásticas. Vamos mudar isso com classe, né? Nunca, nunca leve embalagens plásticas à praia, nem salgadinho, por favor!!!!! Ou guarde tudo na sua sacolinha de PANO, muito bem guardados para não voarem, e leve de volta pra casa. Não deposite nos lixos da praia: um ventinho e já era.
Aqui na Inglaterra o uso de sacolas reutilizáveis já é extremamente incentivado. Os supermercados só dão as de plástico se você pedir bem alto, na frente de todo mundo e fizer cara de tacho. Além disso, a maioria deles têm programas de reciclagem de sacos plásticos, com latões dentro do mercado.
Eu, desde que cheguei, uso as minhas de pano LU-XO que ganhei quando fiz o desfile do Ronaldo Fraga (qualquer hora tiro fotos e coloco). Uma das minhas preferidas aqui é essa aí embaixo, da Anya Hindmarch. Mas gente, dá até pra fazer se você tiver um pouco dos dotes de corte e costura da sua mãe. Pede pra avó fazer uma de retalho, ela vai amar e vai ficar chiquérrima!! Porque comprar uma é muito OUT. O esquema é reutilizar!

i-am-not-a-plastic-bag-anya-hindmarch-photo

Quer outras dicas para reutilizar?
* Use a água da máquina de lavar pra lavar o quintal ou a calçada. JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, use mangueira. A não ser que você queira receber um sermão de meia hora de algum ecopentelho como eu que estiver passando pela rua!! Convenhamos, é o fim da picada né! Vai sujar depois de cinco minutos, anyway!
* Reutilize cascas de comida. Use casca de batata e cenoura para fazer tortas, cascas de frutas para sucos ou bolos. Olha uma receita de bolo de banana com casca aqui ó.
* Reutilize os tupperwears que a vida te dá. Lembra da vovó guardando arroz no pote de margarina Claybon? Certíssima, a vovó! Guarde cereais, grãos e macarrão em vidros grandes de palmito. Faça uma decoupagem neles, pinte com todo o amor e carinho e decore a casa fazendo terapia!

3. REPENSE. Repensar os seus valores pode parecer fácil, mas não é. Tente descobrir o que tem feito de errado e onde pode acertar. Pense em tudo o que poderia fazer para diminuir seu carbon footprint na Terra e fazer deste planeta um lugar melhor. Usa o carro até pra ir à padaria da esquina? Vá de bike! Tire o pó daquela bike da tua garagem e ande mais de bicicleta! É tão bom… Vá a pé, de ônibus, de trem, metrô. Utilize transporte público se ele for te levar ao lugar de destino. Vá de trem, aqui na Europa eu só viajo de trem – é mais barato, óóóótimo pra quem tem medo de avião, é rápido e economiza milhões de emissões de carbono. Ande mais, pedale mais. O mundo e a sua bunda agradecem.
Quer diminuir o desmatamento da Amazônia? Diminua o consumo de CARNE! Sim, sim! A Amzônia tem um tamanho de pastagem que é do tamanho do Reino Unido. Sério! Joga no Google! Diminua o seu consumo de carne e as pastagens terão que ser repensadas. Se todo mundo fizer isso, é como um boicote! Não tô falando pra virar vegetariano, mas tente restringir o consumo para uma vez por semana. Eu como uma vez a cada dois meses e olhe lá…
Repense o tipo de produto que você compra. É importado? Fora de estação? Então coloque de volta na estante. Tudo o que vem de fora envolve um esquema de logística monstruoso e uma imensa emissão de carbono. Ou você acha que o teu vinho francês chega aí nadando? Se você mora no Brasil, compre mais produtos Brasileiros. Se mora em outro lugar, compre mais produtos deste outro lugar (já viram onde eu me meti morando na terra da batata, abóbora e repolho, né!) Mas é assim, eu vejo um mamãozinho no mercado com uma etiquetinha “from Brazil” e digo não, obrigada. É claro que uma hora ou outra não tem problema, mas foque sua atenção no que é nacional e nas frutas e legumes da estação. Porque deu pra sacar que se elas não são da estação é porque vieram de outro lugar, né!

Bom, ficam aí algumas dicas. Seja GREEN. Repense suas atitudes. Eu poderia passar o dia dando dicas pra todo mundo, mas o post já está longo demais… e eu achei que seria curto! Mas é isso, gente! Quem tiver dúvidas, pode me perguntar!

Anúncios

9 comentários sobre “O meu consumo é consciente, e o seu?

  1. coisas da cris disse:

    Ai amiga… eu juro que eu tento ser mais green, mas o que eu faço se preciso das saolas plásticas para pegar as cacas dos dogs?? Se vc tiver reposta eu a quero!!! Qto às outras coisas, a maioria eu tb aplico, só naum sabia a história das cascas, pq sou péssima na cozinha… ahahaha…

  2. Mrs. disse:

    Amiga! A melhor solução para fezes de animais é saco de papel… porque é biodegradável. Em alguns pet shops tem um kit chamado “Kata Kaka” que é totalmente feito de papel (pá e saquinho).
    Eu sei que às vezes é impossível não levar a sacolinha, mas tente usar só uma, carregá-la (eu sei, é uó carregar cocô, mas eu sempre fiz isso haha) e depois jogar fora. Já vi gente levando uma sacola pra cada cocô, imagina a situação! O negócio é acumular cocô meeeeeeesmo! Não precisa encostar no encosto! Só o cheiro não suja ninguém! Dá nozinho na sacola, depois abre de novo e segura nos “handles” mesmo.
    O ideal é usar uma pá de plástico que possa ser lavada e desinfetada depois para um novo passeio, ou usar papel mesmo.
    Uma dica barata é guardar os saquinhos de pão quando for na padaria e usá-los para as fezes dos bichinhos!
    Uma vez vi uma mulher que tinha amarrado um saquinho de supermercado na bunda do cachorro haahahaha não me aguentei de rir e fui ver de perto! Ela colocou cada perninha do cachorro no buraquinho de segurar e fez um buraquinho pro rabo kkkkkk! Uns nozinhos e o cachorro fazia cocô direto na sacolinha, não é o máximo!!!!!!!
    Dá uma garimpada nos pet shops, sempre tem alguma opção reutilizável!
    Beijoooo

  3. helo disse:

    eeeeeeeeeei!!!! esse primeiro modelo da Tok Stok fui eu que desenhei!!!!!!! to orgulhosa q vc colocou aqui!!! se vc olhar la no site, vera q esta como T&S Design, e eu era uma das pessoas T&S design antes de vir pra ca!!!! : )

  4. coisas da cris disse:

    Hahahahaha… coitado do bichinho rsrsrs!!! Se fossem os meus eles mal conseguiriam andar…
    Vou procurar sim o kit, mas eu já faço isso que vc falou de levar 1 sacola só!! Coitado do planeta… já acho muito uma por passeio… e olha que uso 1 sacola para catar a nhaca dos dois doguitos hein!!!

  5. Hilda disse:

    Eu nunca fui muito ligada… mas depois que mudei para ca confesso que mudei bastante, vou ao supermercado com as minhas “bag for life” e agora que mudei de casa sou obrigada a separar o lixo, pois no flat nao tinha como. Acredita que eu ate estou gostando, mesmo tendo mais trabalho? Fico orgulhosa! rsrsrs
    Bjs

  6. cybelemeyer disse:

    Você é realmente uma graça.
    Assim como você já nasceu (pelo menos é o que demonstra) com o DNA da sustentabilidade, quem sabe outros também nasceram com ele e então haverá esperança para recuperarmos a saúde do nosso planeta.
    Adorei suas iniciativas desde pequena. E que bom que elas continuam ativas.
    Agradeço muito sua participação. Ela está sendo muito importante.
    Seguimos em frente
    beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s