As aventuras da primeira consulta médica

Então, ontem fui na minha super consulta com a enfermeira. Minha primeira consulta no sistema público de saúde inglês, vulgo “porcaria de NHS”.
Foi assim, eu cheguei na clínica – que mais tinha cara de escola primária (e a velha mania inglesa de carpetes até onde a gente não imagina – e esperei. Dei meu nome, sentei numa cadeira e esperei a mulher me chamar.
Veio a tal da enfermeira, falou meu nome (“Melina”, pra variar… ô povinho que não sabe falar meu nome) e eu a segui até uma sala. Sentei numa cadeira numa sala bagunçada com uma maca. Ela mediu minha pressão, perguntou o que podia ajudar e eu falei da pílula. Me fez umas perguntas, preencheu no computador, falava uns “yeah” enquanto eu falava que me irritaram bastante. Imprimiu uma “prescription” (receita médica) e me deu. Foi aí que a ser humana me perguntou quando foi meu último papanicolau. Eu quase respondi “dias antes de vir pra cá, que eu não sou besta”. Mas disse Janeiro só. E ela falou “ah, aqui a gente faz de três em três anos”. O queeeeeee???? Eu tive um ataque de tosse. Como assim, de três em três anos?????????? Tipo, em três anos você tá imune de qualquer doença ginecológica ou sexualmente transmissível??? Minha filha, se alguém pegar AIDS, em 3 anos não dá pra fazer muita coisa!! Fora a quantidade de gente que vai ser contaminada nesses 3 anos!! Respirei fundo e disse “bom, com certeza vou fazer antes disso no Brasil”, rezando pra minha mãe não ter cancelado meu Unimedizinho….
Eu resolvi falar da dor que estou na virilha desde quinta passada, enfiada em casa porque dói quando eu ando… ela continuou com seus “yeah, yeah, yeah” irritantes e disse “espera mais uns dias, se não melhorar aí você marca uma consulta com o médico”. Assim é que funciona saúde pública, minha querida… espera pra ver se passa, assopra!!
Saí da clínica com a minha prescription e uma leve sensação de “tô frita com essa porcaria de NHS”.

Mas o David tinha me falado que geralmente cada prescription custa em torno de 7 libras na farmácia, independente do remédio. Olhei a minha e tinha lá “Yasmin (bendita seja!!!!) 126 tabletes”. Pensei, essa mulher deve ter batido a cabeça, 126 tabletes???? Cheguei na farmácia já pensando se iam multiplicar esses 126 tabletes por 7 ou se iam me perguntar se não era melhor fazer ligadura… de repente, a doce indiana da farmácia diz “six months of contraceptives? ok… they are free”. O queeeee???? Como assim, doce indiana???? Eu pago uns putos duns 50 reais pra cada caixinha de 21 no meu país, aqui eu tenho 126 pílulas de graça???? Quase dei um beijo na doce indiana e me senti uma energúmena por ter trazido 5 meses de estoque de Yasmin. Multiplica por 50…

Mas ok, o anticoncepcional aqui é grátis, mas é só ele. A minha empregada, querida Margareth, pega uma infinidade de diferentes remédios de graça no posto de saúde. E faz papanicolau uma vez por ano. De onde é que tiraram que o SUS é uma bosta??? Pode até não ser perfeito… mas posso falar?? Aqui também tá beeeem longe do ideal. E é o dito “primeiro mundo” hein???

Anúncios

3 comentários sobre “As aventuras da primeira consulta médica

  1. Mariah disse:

    eh bem isso mesmo!…vc acredita eu tive um acidente de carro aqui, bati com a cabeca,veio a ambulancia ,me amarrou na maca (quase morri sufocada rsss so podia mexer o zoinho)…chegando no hospital me fizeram varias perguntas tipo q dia eh hoje…meu nome…e…falaram ta tudo bem pode ir pra casa vc esta consciente.Aaaannnn?????…todo esse escarceu pra depois me mandar embora sem tirar uma “chapa” da cabeca?..falaram se acontecesse algum coisa era pra ir no medico de familia.Aaannnn????…com um galo enorme e eu vim pra casa morrendo de medo de morrer …e no dia seguinte o meus rosto inteiro estava roxo e inchado…nao conseguia abrir os olhos e nem falar direito….fui ao medico e ele se assustou ,,,mas tbem nao fez nada…deu remedio pra passar a dor e disse se eu tivesse desmaiado dai sim eles teria dado mais atencao.Fiquei quase 1 ano com dores na cabeca e um “calombo” no pescoco q nao desapareceu.
    ….medico aqui nem pensar…ufa….desabafei!…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s