Voluntariando

Hoje foi mais um dia de trabalho social. É a segunda vez, desde a semana passada, que eu ajudo em palestras sobre educação odontológica em escolas públicas de Carapicuiba. Eu não faço a palestra, quem faz é minha prima que é dentista. Não seria difícil, de qualquer forma, mas duas já não dão conta de tudo, muito menos de todos. Enquanto uma faz a palestra a outra entrega, ajuda a preencher e recolhe os cadastros para limpeza e aplicação de fluor gratuitos.
Semana passada fomos na escola mais “vulnerável” – segundo a Secretaria da Educação – de Carapicuiba. E, mesmo tendo lençois como cortinas, dava pra ver que eles faziam de tudo para manter a escola em ordem. As crianças eram mais carentes então distribuímos também escovas de dentes patrocinadas pela Condor.
Esse projeto faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Educação e a rede odontológica Sorrident´s, onde minha prima trabalha. E eu me ofereci para participar como voluntária.
Hoje eu trabalhei em outra escola estadual das 7 às 19h. E isso quer dizer que eu sinto que um elefante dançou can-can em cima de mim. Tô moída, destruida, acabada. Fizemos palestra para quase trinta turmas, de 1a, a 7a, séries. Pior é que alguns não sabem escrever, então eu tive que abaixar em cada carteira por umas quatro rodadas de classe para preencher os cadastros um por um. Ou seja, coluna pediu arrego. Quem disse que eu consegui ir à aula de spinning hoje!!! Nem amarrada!!!

Como eu disse, tô acabada e não tá rolando nem escrever. Então, amanhã conto mais os detalhes sobre as crianças, sobre uma criança em particular e sobre tudo o que vi por 12 horas dentro de uma escola pública estadual em Carapicuiba, uma das regiões mais pobres de São Paulo.

2 comentários sobre “Voluntariando

  1. Hay disse:
    Avatar de Hay

    Mi!

    Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples…
    Quintana

    E é isso memo Mi, apesar de tudo, costas em frangalhos, cansaço – Tudo
    vale, para essa geração, a qual não sabemos que futuro terá.
    Te admiro por isso Mi.

    PS. Se desejar passa lá no meu blog, é a primeira vez que escrevo algo
    de mim mesmo. E não apenas cópia. Não peço nada, nemhum recadinho
    nem nada, só passe se der vontade…

    Beijo Carinhoso
    Hay

Deixe um comentário